A ORGANIZAÇÃO PATRIÓTICA TRABALHISTA NOVA RESISTÊNCIA LANÇA NOTA DE REPÚDIO AO SUCATEAMENTO DAS UNIVERSIDADES CARIOCAS

As universidades do Rio de Janeiro que formaram e formam muitas das maiores mentes do país estão completamente sucateadas, por dentro e por fora. Dentre estas, duas das faculdades jurídicas mais prestigiosas do país. Nossa herança para a democracia popular está em perigo.

No Centro, a FND (UFRJ). O exterior do Campo de Santana (onde houve a Proclamação da República), que os alunos percorrem da Central ao campus, é conhecido como "Faixa de Gaza" e "Rua do Perdeu". Um levantamento do ISP em 2013 indicou que 3-4% dos roubos no município acontecem na região. Recentemente, o Centro Acadêmico veio a público denunciar a falta de seguranças oferecidos pela Metrô Rio após duas tentativas de violência sexual consecutivas no local.

No Maracanã, a UERJ. Desde a crise fiscal do governo Pezão, uma verdadeira cracolândia se formou em seus arredores, e, apesar de ter sido desmontada em 2018, reorganizou-se e só fez crescer com o passar dos anos. Os alunos se acostumaram com a rotina de assaltos e ameaças, embora mortes sejam raras, até porque são tratadas rigorosamente tanto pela PMERJ quanto pelo poder paralelo sediado na Mangueira, que competem por espaço.

A Nova Resistência se solidariza com a luta de todos os alunos, professores e demais funcionários em todo o Brasil por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e segura. RICARDO XERÉM JORNALISTA / NOVA RESISTÊNCIA-RIO 

Comentários