Advogados de João Paulo tentam evitar prisão


Advogados de João Paulo tentam evitar prisão

Foto: Rodrigo Paiva/Folhapress

PEDIDO DE RECURSO PELOS DEFENSORES DO EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DEVERÁ SER FEITO AO PRÓPRIO STF; DIREITO É DADO A RÉUS QUE TIVERAM AO MENOS 4 VOTOS FAVORÁVEIS; JOÃO PAULO CUNHA RENUNCIOU OFICIALMENTE À CANDIDATURA EM OSASCO (SP) NESTA SEXTA-FEIRA, POR MEIO DE NOTA DIVULGADA PELO PT

31 de Agosto de 2012 às 14:02
Band.com.br- A defesa do deputado federal João Paulo Cunha, que foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no processo do Mensalão, vai entrar com um recurso para evitar a prisão dele.
O advogado Alberto Toron afirmou à colunista da BandNews FM e da Folha de S.Paulo, Mônica Bergamo, que o regimento do STF prevê a possibilidade de um novo julgamento.
As penas para os condenados no caso do mensalão só serão divulgadas no final do processo, previsto para dezembro.
João Paulo Cunha foi condenado por 9 votos a 2 por corrupção passiva. O petista é acusado de receber R$ 50 mil para beneficiar agência do empresário Marcos Valério em contrato com a Câmara na época em que presidia a Casa, entre anos de 2003 e de 2004.
Com a condenação, o ex-presidente da Câmara só poderá voltar disputar eleições em 2026. Candidato à prefeitura de Osasco, Cunha desistiu da disputa e o vice da chapa, Jorge Lapas, será o candidato.
Leia abaixo a nota oficial divulgada pelo PT de Osasco:
COMUNICADO AO PÚBLICO
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Osasco e a coligação Osasco Unida com a Força do Povo comunicam que o deputado João Paulo Cunha não é mais candidato a prefeito de Osasco.
Amadurecida ao longo dos últimos dias, esta decisão se consolidou diante da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, que é de conhecimento público. Depois de longa reflexão pessoal, em coerência com os princípios que pautam sua vida pública e em atinência aos seus compromissos com a cidade, João Paulo decidiu retirar seu nome e assim continuar contribuindo com o desenvolvimento de Osasco, objetivo inarredável do projeto e da administração levados a efeito pelo Partido dos Trabalhadores nos últimos anos. Dessa decisão participaram sua família, seus companheiros e a direção de seu partido, que acompanham sua trajetória de vida e com ele lutaram, e lutam, pela construção de um Brasil mais justo. Essa é uma luta de mais de 30 anos, que teve e tem como objetivos o compromisso com o bem comum e o combate às injustiças.
Por decisão unânime e com sua concordância, a coligação Osasco Unida com a Força do Povo apresenta à cidade a chapa formada por Jorge Lapas, como candidato a prefeito, e pelo vereador Valmir Prascidelli, candidato a vice. São os nomes que reúnem as melhores condições e as mais altas qualidades exigidas para bem administrar Osasco e cuidar do seu povo, levando adiante e avançando nas conquistas construídas pelo PT na gestão Emidio de Souza.
João Gois Neto
Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores-Osasco
Emidio de Souza
Coordenador-Geral da Coligação Osasco Unida com a Força do Povo

Comentários